Após ler muitos artigos relacionados a diversas tecnologias de Banda Larga, resolvi contribuir com o assunto.

Vou focar em tecnologias que estão no mercado a algum tempo e sua comercialização não é difundida pelas empresas que fornecem internet Banda Larga.

Wimax

Desde 2004 ouvimos falar em WiMax, tecnologia parecida com o wifi que utilizamos em casa,

que consegue trafegar dados em alta velocidade, em distâncias próximas à 50 Km, mas aqui no Brasil com atrasos e adiamentos de leilões de faixas de transmissão,  esse atraso prejudicou a sua difusão varias empresar renomadas (Intel, Dell, Motorola, entre outras) já investiram bilhões no desenvolvimento e aperfeiçoamento dessa tecnologia, onde ela é tão eficiente quando  a ADSL convencional que chegam em vossas casas via rede telefônica, com a vantagem de não precisar de “cabos azuis” para podermos navegar na internet, bastando apenas uma placa compatível com a tecnologia.

Pelas ultimas matérias que andei acompanhando, o Wimax está muito próximo de sua expansão comercial, hoje apenas utilizada em poucas empresas e residências se comparada com a ADSL convencional.

Talvez o leilão do Wimax móvel, seja a alavanca para abrir caminho e para aumentar a sua popularidade.

PLC (Power Line Communications)

O PLC também se começa a ser falado em 2004, tecnologia que utiliza a rede elétrica para trafegar os dados, mas que no fundo pelo que entendi se utiliza de cabos de fibra óptica para fazer o “meio-campo”, utilizando a rede elétrica apenas para sair do poste de sua rua até a sua casa.(Com isso excluímos regiões que não usufruem de cabos de fibra óptica junto a rede elétrica). Grande parte dos estudos são realizados pelas companhias de energia elétrica

(Copel, Eletropaulo, etc…), tecnologia que se mostra muito rápida, no entanto sempre tem os dois lados da moeda a energia elétrica sofre freqüentes oscilações de sinal, mas já amenizadas pelos estudos.

Conclusão

Grandes tecnologias que se complementam o Wimax está mais próximo dos usuários finais que o PLC, pelo fato que o PLC alem de ter que amadurecer mais, ele também necessita de um investimento maior por parte das concessionárias de energia elétrica pelo fato de ter que adicionar cabos de fibra óptica nas redes elétricas.

É isso ai. Até a próxima, eee tchau.

Anúncios